Conforme prometido no último artigo do Stella Blog (leia aqui), será abordada a relação entre a comunicação, por meio de sua função de criar relacionamento entre os diversos públicos da empresa, e o engajamento. Ambos estão mais próximos do que se imagina. É o que mostram pesquisas científicas. Vamos a elas:
De acordo com James E. Grunig e Chun-ju Flora Hung-Baesecke, que assinaram um dos capítulos do livro “Public Relations as Relationship Management: a Relational Approach to the Study and Practice of Public Relations”, a comunicação gera relacionamento, que pode ser qualificado como bom ou ruim. Segundo eles, a qualidade do relacionamento está associada ao controle mútuo, à confiança, ao comprometimento e à satisfação. Quanto mais esses quatro índices são atendidos, melhor é a qualidade do relacionamento.
Quanto ao engajamento, levamos em consideração as pesquisas de Wilmar B. Schaufeli, Pieternel Djikstra e Ana Claudia Vazquez. Segundo eles afirmaram no livro “Engajamento no Trabalho”, publicado em 2013 no Brasil, para alcançar o engajamento são necessários alguns “recursos no trabalho”, como a participação nas decisões, variação na execução de tarefas, autonomia, feedback construtivo, bom relacionamento com seu gestor direto, bom ambiente de trabalho, valorização, papel estabelecido de modo claro, oportunidades de carreira e responsabilidade no trabalho.
Com base nas duas pesquisas, é possível afirmar que um relacionamento qualificado como de boa qualidade, seguindo os critérios de Grunig e Hung-Baesecke, traz todas as características necessárias para criar o engajamento dos funcionários, com base nos critérios apresentados por Schaufeli, Djikstra e Vazquez. Portanto, onde há relacionamento de qualidade, fomentado de forma correta pela comunicação, há engajamento.
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