Na comunicação corporativa, o “storytelling” ganha cada vez mais força. Divulgar histórias bacanas (em canais impressos ou online das empresas) tem o poder de motivar colaboradores de uma empresa, passar valores éticos, incentivar a formação profissional, enfim, conectar pessoas.
O último Trust Barometer, realizado em 2013, mostra que as pessoas estão mais propensas a replicarem um comportamento quando ele é exemplificado por seus pares, com o mesmo nível social e econômico.
Entre os tradicionais assuntos internos a serem divulgados aos funcionários, vale sempre relacionar histórias pessoais a pautas como saúde, capacitação, treinamentos e por aí vai. Incluir um depoimento ao conteúdo, por mais árido que ele seja, irá chamar atenção para a leitura. Principalmente ao se falar de superação pessoal e profissional.
Em campanhas de endomarketing, em vez de apostar apenas em mensagens focadas apenas nos temas que interessam para a organização, o caminho é revelar histórias de colaboradores que exemplifiquem as mensagens que se quer passar. A identificação entre todos será imediata e irá incentivar ainda mais o engajamento à determinada ação.
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