Como os profissionais de comunicação mensuram resultados

Como os profissionais de comunicação mensuram resultados

Os profissionais de comunicação estão, aos poucos, entendendo a importância da mensuração de resultados. Afinal, essa é a forma mais eficaz de mostrar as metas atingidas pela área e gerar reconhecimento pelo trabalho realizado. Porém, mensurar continua sendo um dos principais desafios da comunicação, já que os profissionais ainda se esforçam para descobrir como e com quais ferramentas trabalhar.

Atualmente, de acordo com a pesquisa “State of Sector 2020”, 82% dos profissionais usam dados da intranet e/ou online analytics para medir o alcance da comunicação e mais de 60% investe em pesquisas de engajamento para medir o entendimento das mensagens enviadas e a satisfação do empregado.

Ainda assim, os profissionais sentem a necessidade de novas ferramentas e tecnologias para otimizar a mensuração. A pesquisa “PR: Tech – The Future of Technology in Communication”, realizada pela USC Annenberg Center for Public Relations, apontou que a entrega de ROI mensurável é o principal “driver” para o uso de tecnologia dentro dos departamentos de comunicação.

Além disso, a pesquisa ainda mostra que a mensuração de resultados é a principal área em que os departamentos de comunicação gostariam de experimentar novas tecnologias. E os CEOs concordam: para eles, a mensuração fica atrás somente da otimização da jornada do consumidor.

Esse resultado demonstra uma oportunidade de os profissionais de comunicação iniciarem um diálogo com os tomadores de decisões sobre a implementação (e investimento, claro) de novas tecnologias para a mensuração. Afinal, essa necessidade tem sido percebida nas organizações, e esse avanço é positivo para o negócio.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário