Os dados do covid-19 assustam: o vírus viajou da China ao Brasil, atravessando o mundo inteiro e deixando um rastro de milhares de infectados por em poucos meses. O resultado dessa viagem foi uma pandemia, obrigando diversas empresas a lidar com os imprevistos de uma crise. Os empregados, por sua vez, não estão somente preocupados com a saúde, mas também em perder o emprego e em não saber o que ocorrerá no futuro. Nesse cenário, a comunicação é uma estratégia importante para minimizar os impactos da crise no negócio.
Em uma pesquisa conduzida pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA) com 45 líderes da área de gestão de pessoas de grandes companhias, 68% dos respondentes avaliaram positivamente as ações de comunicação voltadas para o covid-19. Isso mostra que a comunicação ganha um importante destaque em momentos de crise, e o que irá definir se esse destaque será positivo ou negativo é a forma de fazê-la.
O relatório especial “Confiança e o Coronavírus”, da Edelman Trust Baromenter, apontou que 85% dos brasileiros se preocupam com as fake news que estão sendo espalhadas, mas a maioria acredita que, depois das empresas de saúde, os comunicados dos empregadores são a fonte que tem mais confiabilidade. E, além disso, 73% dos respondentes têm o desejo de receber atualizações diárias sobre o vírus da empresa em que trabalham.
É papel da comunicação, em um momento de incertezas, passar segurança para o público interno. Por isso, as empresas estão apostando em divulgar dicas, por exemplo, de saúde mental, para evitar a ansiedade, e de convivência com a família, uma vez que muitas pessoas estão trabalhando em home office e passando muito mais tempo em casa. Além disso, segundo a pesquisa da Edelman, as principais informações que os funcionários gostariam de receber das empresas são sobre o que fazer para se prevenir no local de trabalho, as medidas para evitar a disseminação do vírus, as ações da empresa de combate à doença e quantos empregados a contraíram.
Depois de analisar todos esses dados, é fácil perceber a grande responsabilidade que a comunicação organizacional deve ter nesse momento, passando informações verdadeiras e confortando os funcionários. Não à toa, de acordo com a pesquisa da BTA, as empresas que tiveram ações de comunicação que deram certo foram classificadas como ágeis, diretas e transparentes. Portanto, é dessa forma que os comunicadores devem trabalhar para gerar engajamento.
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