Como despertar no time o sentimento de pertencer por meio do storytelling?

Como despertar no time o sentimento de pertencer por meio do storytelling?

A sensação de pertencimento é uma das crenças mais antigas da sociedade. Trata-se de um sentimento que inspira o indivíduo a ser um realizador e fazer a diferença. E, quando se trata do campo profissional, é possível estimular essa sensação por meio de outro elemento ancestral: o storytelling (tema que já abordamos no Stella Blog em algumas ocasiões).

Segundo o artigo da consultoria norte-americana Gallup, contar histórias estimula a construção desse sentimento de pertencer, à medida que se difunde entre as pessoas momentos significativos e importantes da organização. As abordagens precisam compartilhar experiências que inspiram e possam fomentar a conexão entre os grupos.

Além de apostar no storytelling, o artigo ainda sugere que as empresas invistam em cursos de capacitação para despertar as melhores habilidades entre os times. Na prática, significa treinar gestores para compreender e criar um ambiente envolvente, além de estimular os demais funcionários a desenvolverem seus pontos fortes e competências.

E, para a mágica acontecer, também é preciso que haja alinhamento entre as identidades (dos times e da empresa), com as quais as pessoas possam se identificar. E assim, finalmente, elas poderão sentir que pertencem ao lugar.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário