Celebridades: o que elas podem ensinar às empresas?

Celebridades: o que elas podem ensinar às empresas?

Recentemente, o The Wall Street Journal publicou um artigo interessante sobre as redes sociais, sugerindo que as empresas aprendam com artistas de visibilidade a forma de utilizar as ferramentas disponíveis na internet. De acordo com a jornalista Deepa Seetharaman (leia o artigo aqui), alguns comportamentos adotados por celebridades nas redes podem ajudar as organizações a conquistar fãs – em vez de irritá-los com conteúdos chatos.

Para chegar a essa conclusão, ela adaptou cinco estratégias utilizadas por celebridades como Rihanna, Kim Kardashian West e Taylor Swift, entre outras, para que as empresas possam decolar nas redes. Seguem as dicas:

1. As plataformas são diferentes: por mais óbvio que pareça, algumas empresas não entenderam que o Facebook, o Instagram e o Twitter, por exemplo, têm dinâmicas completamente diferentes e, consequentemente, atraem públicos distintos. Além disso, a escolha da ferramenta ideal deve levar em conta o perfil da empresa.

2. Não desapareça: não basta ter um canal. É preciso movimentá-lo. Afinal, de que adianta ter uma página no Instagram se a última postagem foi no Carnaval?

3. Preste atenção nos seguidores: nas redes sociais, a palavra de ordem é relacionamento. Portanto, relacione-se com os fãs da marca. Interaja com eles. A internet, definitivamente, não é uma via de mão única.

4. Não seja tão promocional: não pense o tempo inteiro em vender seus produtos e serviços.

5. Construa uma narrativa: seja o dono de sua pauta. Use as redes sociais para construir histórias positivas e responder a críticas e acusações.

Esse é o manual básico ensinado pela autora da reportagem. Cabe a cada empresa ser criativa e adequá-lo.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook.

Deixe um comentário