Como a área de comunicação pode conquistar a confiança da direção

Como a área de comunicação pode conquistar a confiança da direção

Para conquistar o espaço que a comunicação merece dentro da organização, é preciso que o profissional responsável pelo setor saiba mostrar a importância da área para os negócios da empresa. Conquistar a credibilidade na companhia é um dos primeiros desafios para qualquer um que assuma esse posto.

Em artigo publicado pelo Melcrum, são dadas algumas dicas que podem facilitar essa tarefa. O primeiro passo é entender com profundidade o ramo de atuação da empresa. Afinal, como propor algo efetivo sem compreender o mercado no qual a organização está inserida? É fundamental conhecer os concorrentes, os produtos (ou serviços) oferecidos e os diferenciais da empresa, entre outros pontos.

Só então é possível seguir a segunda etapa com mais segurança: entender o que gera receita para a empresa. Compreendendo esse mecanismo, a área de comunicação vai poder propor medidas que ajudem no aumento da receita (ou na redução de custos) – palavras mágicas, que abrem portas com a alta direção da companhia.

O terceiro passo está focado no relacionamento com outras áreas da empresa, tais como RH, TI e Financeiro. Procure conversar com profissionais desses setores para escutar os problemas e as preocupações, explicando como a comunicação pode ajudá-los nessas questões.

Com base nessas dicas, o profissional do setor de comunicação vai, aos poucos, conquistando a confiança de outros departamentos da empresa e, dessa forma, passa a ter uma postura mais ativa dentro da organização.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook.

Deixe um comentário