Seleção Brasileira de futebol e a rádio-peão

Seleção Brasileira de futebol e a rádio-peão

Há pouco mais de uma semana, o lateral-direito Maicon foi desligado da Seleção Brasileira de futebol. A notícia chamou a atenção de toda a imprensa, que acompanhava a equipe em uma excursão pelos Estados Unidos, mas a comissão técnica preferiu informar o desligamento sem explicar a causa. Conclusão: diversos boatos chegaram à mídia e às redes sociais, inclusive a de que ele teria sido flagrado tendo relações sexuais com outro atleta da seleção.

O que esse caso tem a ver com comunicação corporativa? Tudo. Quando uma empresa tenta esconder as notícias dos colaboradores, a famigerada rádio-peão entra em ação. E, quando isso ocorre, a desinformação prejudica ainda mais o ambiente dentro da organização, causando perdas na produtividade e reduzindo o engajamento.

Como já falamos em outro artigo, a transparência é essencial para diminuir o efeito dos boatos. Se a postura da comissão técnica da seleção tivesse sido diferente, ela até poderia ser alvo de críticas – o que não seria tão danoso quanto essa rede de boatos que foi formada.

Deixe um comentário