Qual é o futuro do profissional de comunicação corporativa?

Qual é o futuro do profissional de comunicação corporativa?

Um estudo feito recentemente pela Universidade de Nanyang, em Singapura, explorou as transformações do papel dos executivos de comunicação corporativa na sociedade atual. Artigo publicado pelo portal Holmes Report, especializado em comunicação empresarial e relações públicas, traz detalhes da pesquisa feita entre janeiro e março de 2019 com 50 lideranças de comunicação. As entrevistas abordaram dois aspectos: percepções sobre a importância dos profissionais de comunicação corporativa nas empresas e análises sobre as responsabilidades específicas de tais profissionais.

Embora o estudo tenha se restringido ao mercado asiático, os resultados permitem uma reflexão sobre os rumos da atividade de comunicação em outras partes do mundo, inclusive no Brasil. A maioria dos executivos concorda que o papel do profissional de comunicação corporativa não mudou radicalmente durante as últimas décadas, mas, em compensação, o ambiente em que esses profissionais atuam sofreu algumas reviravoltas.

Ocorreram transformações significativas nas mídias utilizadas como ferramenta de trabalho, além das estratégias de ação. As plataformas digitais evoluíram, rapidamente, para se tornar a principal escolha do público para consumo de informação e relacionamentos pessoais.

A comunicação vertical, de cima para baixo, que por muito tempo foi tradicional nas organizações por facilitar o controle do ritmo e das informações, perdeu espaço diante da necessidade do monitoramento constante de manifestações espontâneas, que podem impactar a imagem das empresas.

Essas mudanças adicionaram complexidade à função da comunicação e ainda pressionam o profissional a se reinventar. Nessa realidade em que os cenários podem mudar repentinamente, o valor da comunicação aumenta. Muitos profissionais desempenham um papel ainda mais relevante como responsável pela imagem da organização, mesmo com cada vez menos controle direto sobre isso. Espera-se que esses profissionais conheçam não somente as possíveis estratégias de comunicação, mas estejam familiarizados com os diferentes aspectos do negócio em que atuam.

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