Nova metodologia britânica mostra o valor da comunicação

Nova metodologia britânica mostra o valor da comunicação

Com o objetivo de aproximar os profissionais da área de comunicação dos líderes das organizações, uma nova metodologia, criada na Inglaterra, mostra o valor e o papel da comunicação interna nas empresas. De acordo com a Gatehouse, consultoria responsável pela criação do modelo, a comunicação interna não é algo que se faz para os colaboradores, e sim com eles. Portanto, com todas as mudanças do mercado, o profissional deve mostrar seu papel como facilitador do negócio.

O modelo, chamado de “4-3-5”, indica que são 4 tendências que influenciam o trabalho da área de comunicação: as mudanças contínuas, o rápido crescimento das organizações, a alta expectativa dos talentos sobre as empresas e a busca constante por transparência. Por isso, o profissional da área deve saber lidar com todos esses fatores. Comunicar em períodos críticos de mudança deve ser sua especialidade, e ele deve, por meio da comunicação, passar valor e transparência aos colaboradores.

O número 3 é referente a como a comunicação pode gerar valor para a empresa: comunicando seu propósito, unindo os setores da organização para trabalharem juntos pelo sucesso da companhia e empoderando os colaboradores. Já o 5 está relacionado aos meios de colocar tudo isso em prática:  se aproximar de todos os públicos da organização, desenvolver suas competências, construir influência para ganhar uma reputação forte, demonstrar valor por meio de números e pensar no negócio como um todo.

É importante que o profissional de comunicação tenha tudo isso em mente e saiba transmitir esses valores aos líderes. Pois, vendo a comunicação de acordo com o modelo “4-3-5”, eles irão enxergar a sua importância com mais clareza. Consequentemente, isso irá aproximá-los da comunicação, que será reconhecida como peça fundamental do negócio.

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