Por que o propósito da empresa é a alma do negócio?

Por que o propósito da empresa é a alma do negócio?

Ter um propósito é cada vez mais importante para as empresas. Porém, antes de defini-lo, é preciso compreender o impacto do conteúdo dessa mensagem na sociedade e saber comunicar isso para os públicos de interesse (stakeholders). Mas, como aponta o artigo da Harvard Business Review, não basta apenas ter o propósito: ele precisa ser sólido e convincente, de forma que todos os públicos da organização consigam visualizá-lo no dia a dia da companhia.

Para chegar a isso, a empresa, com apoio da comunicação, deve disseminar mensagens claras para os stakeholders. E os funcionários precisam ser informados para que possam entender a missão da empresa, já que isso vai refletir em resultados positivos junto aos clientes.

Pesquisa da consultoria GlobeScan com consumidores de mais de 20 países, quase dois terços se mostraram favoráveis a empresas com um propósito que faz a diferença, inclusive quanto a ações sustentáveis. Alguns dos benefícios também são comprovados em outro estudo citado pela Harvard Business Review, como o dado que revela que as empresas que priorizaram um propósito claro e bem amarrado cresceram 10% ou mais.

Em artigo do site de finanças Fin 24, o chefe de marketing da Unilever, Keith Weed, comenta que as marcas da gigante europeia que possuem um propósito são as que mais geram crescimento para a multinacional. De acordo com o artigo, empresas com uma visão clara sobre o porquê de existirem têm mais facilidade para atrair clientes e investidores.

Esses são alguns dos fatores que mostram que vale investir na disseminação do propósito de uma empresa. A meta é difundir, engajar e mostrar às pessoas que elas integram uma missão que transforma e faz a diferença para a sociedade.

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