Identidade visual corporativa: a importância da ambientação para a comunicação

Identidade visual corporativa: a importância da ambientação para a comunicação

São muitas as ferramentas que a comunicação interna tem à disposição para aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores em uma organização. São canais, campanhas e muito diálogo. Mas, uma delas, às vezes, fica um pouco esquecida: a ambientação do espaço de trabalho.

Muito mais do que algo relacionado a questões estéticas, uma boa ambientação é capaz de expressar a cultura da empresa, assim como sua missão, crenças e valores, além de criar um sentimento de pertencimento e sensação de bem-estar nos profissionais, tornando-os mais motivados.

Além apoiar na decoração da empresa, a ambientação pode ser usada como uma ferramenta em celebrações de datas comemorativas e em campanhas internas específicas, a exemplo da Operação Segura, desenvolvida pela Stella Comunicação para um de seus clientes, a Copersucar, com o objetivo de ajudar a empresa a zerar o número de acidentes em seus terminais.

Para usar estrategicamente a ambientação, a instituição precisa primeiramente compreender a importância de se ter uma identidade visual bem clara e definida para todos os públicos. Em seu artigo Identidade de marca, gestão e comunicação, a doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Ruth Peralta Vásquez, afirma que a identidade visual é um sistema de signos (símbolos, logotipo, cores, tipografia e grafismos, por exemplo) criado, organizado e disposto segundo critérios e princípios que visam representar, caracterizar e comunicar a identidade conceitual da marca, que está relacionada ao propósito da empresa.

Dessa forma, fica claro que a ambientação da organização deve estar fundamentada no que a empresa pretende comunicar, para que os funcionários possam respirar essas mensagens de uma forma diferente em relação às mais usuais.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário