Antes de sair implantando ferramentas de comunicação pela empresa, é essencial elaborar um planejamento. Nele, é traçado a estratégia para se comunicar com os públicos, definindo canais, conteúdo e avaliando os retornos, entre outros pontos. Mas por onde deve começar a criação de um plano estratégico de comunicação para uma empresa?
O primeiro passo para a construção de um planejamento de sucesso é entender a empresa a fim de alinhar a comunicação às suas características, analisando pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças – conhecido como SWOT. Identifique, também, quem são as pessoas que formam os públicos da companhia (empregados, fornecedores, clientes, governo, etc). Entrevistas e pesquisas são boas ferramentas para auxiliar nesse processo.
Quanto mais completa for essa pesquisa, mais detalhado ficará o perfil da empresa, o ambiente em que a mesma está inserida e quem são os públicos e quais seus interesses. Essa análise preliminar também mostrará deficiências que podem ser reduzidas com o apoio da comunicação. Por isso, é muito importante que esse raio-x seja bem executado.
Com o cenário descrito, é hora de analisar quais pontos descobertos durante os primeiros passos devem ser trabalhados com mais urgência (levem em conta os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças). Selecionados esses “temas”, é hora de pensar nas melhores formas de atacar essas questões (canais, linguagem e periodicidade, entre outros pontos).
Não se esqueça, também, de mensurar periodicamente os resultados. Isso é importante por vários motivos, mas cito dois principais: provar a eficácia do planejamento para os superiores e fazer os ajustes necessários ao trabalho. Com esse roteiro básico, que pode e deve ser aprimorado, as chances de iniciar a comunicação com o pé direito aumentam bastante. Então, mãos à obra!