Traçar um plano de comunicação para uma empresa que tenha filiais espalhadas por todas as regiões do Brasil é um desafio. Em um país com dimensões continentais, as diferenças culturais e sociais tornam o planejamento da comunicação ainda mais complexo para as companhias. Afinal de contas, não dá para aplicar a mesma estratégia utilizada na matriz em todas as filiais. É necessário fazer adaptações para que as mensagens essenciais da companhia sejam compreendidas por todos os funcionários.
Para isso, o primeiro passo é conhecer as regiões onde a empresa está instalada. Se possível, tente fazer visitas a esses locais a fim de conversar com os colaboradores – e não apenas com líderes. Entender os valores, percepções e o que motiva essas pessoas é essencial para saber como a comunicação deve ser adaptada para cada região.
Visitar as filiais também é o ponto de partida para construir um bom relacionamento com os líderes regionais, que, no futuro, devem ser transformados em parceiros locais da área de comunicação. Além disso, é ideal que cada filial conte com um membro do setor de comunicação para facilitar esse relacionamento.
A partir dessa análise de situação – que pode ser melhorada com dados que já tenham sido capturados por outros setores da empresa, como pesquisas de clima feitas pela equipe de Recursos Humanos –, é possível desenvolver a comunicação da empresa para que ela não fique descolada da realidade local, afastando-se dos colaboradores.
É com base nesse diagnóstico inicial que o trabalho deve ser implementado, com escolha das melhores táticas, canais e formatação das mensagens, entre outros pontos, para cada filial. O trabalho precisa ser mensurado periodicamente, a fim de serem feitos os ajustes necessários em cada iniciativa. Com o trabalho em constante aprimoramento, a tendência é que o público interno compreenda os objetivos da companhia e se engaje no alcance deles.