Atualmente, um dos grandes desafios das organizações é manter os colaboradores engajados. Conforme já falamos aqui no Stella Blog, pesquisas revelam que poucas empresas têm sucesso nessa área, o que pode gerar severos prejuízos. Mas como saber se a empresa está no caminho certo para o engajamento? A chave está nas pesquisas.
Angela Sinickas, especialista norte-americana em mensuração com diversos trabalhos publicados em jornais e revistas especializados, analisou, em um artigo publicado pelo Melcrum, como algumas perguntas podem ajudar a empresa a saber o quanto seus funcionários estão engajados.
Para ela, questões como “O que seu gerente tem feito que lhe inspira?” e “Como você se sente ao ir para o trabalho?”, mostram o quanto o colaborador está motivado – ou não. Ao mesmo tempo, essas respostas também revelam quais comportamentos gerenciais devem ser aprimorados.
Além disso, outras perguntas como “Você tem a oportunidade de contribuir com decisões que lhe afetam diretamente?”, “Você se sente valorizado pelo trabalho que realiza?”, “Você tem à disposição todas as ferramentas que lhe permitem realizar o trabalho com perfeição?” e “Você confia nas informações que recebe dos canais oficiais e/ou dos gerentes?”, fornecem informações mais específicas de cada trabalhador, auxiliando na definição de como determinados processos podem ser melhorados.
Quanto mais positivas forem as respostas, maior é o engajamento e o retorno que ele dá para a organização. Afinal, qual funcionário satisfeito com o trabalho e confiante com a sua importância para a empresa não é produtivo?