Pesquisa aponta as tendências de comunicação para 2023

Pesquisa aponta as tendências de comunicação para 2023

Fim de ano é momento de apurar resultados e planejar o ano seguinte. Para ser mais certeiro e investir em estratégias que darão um maior retorno para a empresa, é importante ter o apoio de dados. Por isso, a desenvolvedora de softwares para vendas, Hubspot, mapeou as principais tendências de comunicação para 2023.

Os vídeos continuam em alta. Porém, com a constante ascensão do TikTok, Instagram Reels e Youtube Shorts, o foco dos algoritmos está nos vídeos curtos. Para entrar nessa onda, as empresas precisam encarar o desafio de colocar as informações necessárias em um tempo extremamente reduzido. Mas nem tudo precisa ser tão breve. Outra tendência apontada pelo estudo são as transmissões ao vivo. Ou seja: é preciso entender quando apostar em um ou outro formato.

Como já mencionado no Stella Blog (leia aqui), o conteúdo gerado pelo usuário (user-generated content, UGC) é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais força no marketing – e também é tendência. Afinal, as pessoas são 2,4 vezes mais propensas a confiar no conteúdo gerado por outra pessoa.

Por fim, o principal desafio do ano será o de gerar conexão. O relatório “O.C. Tanner Global Culture” apontou que 45% dos trabalhadores dizem que o número de pessoas com quem interagem no trabalho diminuiu e 57% das pessoas dizem que se envolvem em menos atividades sociais atualmente, o que gera uma crise de desconexão e uma ansiedade constante. 

Por isso, é importante que a comunicação incentive a construção de relacionamentos dentro do ambiente de trabalho, estimulando o senso de comunidade, mantendo uma comunicação diversa e inclusiva.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no LinkedIn.

Deixe um comentário