Apenas 40% dos respondentes afirmam ter uma estratégia de marketing de conteúdo documentada. É o que aponta a pesquisa anual do Content Marketing Institute (CMI), revelando que os profissionais não estão utilizando os dados disponíveis para tornar essa estratégia mais eficaz.
Mais preocupante ainda: trata-se de uma constante. A pesquisa do CMI vem apontando, ano a ano, que essa é uma dor crônica da área. Por isso, os resultados do sucesso do marketing de conteúdo são baixos: apenas 29% das organizações se consideram extremamente ou muito bem-sucedidas nessa área.
Antes de produzir um conteúdo, é preciso analisar seu propósito, seu público e sua divulgação. Mas, acima de tudo, é preciso pensar na jornada como um todo, fazendo com que as mensagens se conversem e passem o tom de voz da marca. Criar conteúdo para toda a jornada do usuário é, inclusive, o principal desafio dos profissionais (61%), seguido de alinhar o conteúdo com as vendas (50%). Ou seja, os profissionais estão justamente à procura de estratégias que gerem mais resultados para a companhia.
A solução é dar um passo para trás e colocar tudo no papel: o propósito da marca, o seu público geral, seu tom de voz, como os conteúdos podem ajudar no propósito, o perfil do público de cada canal, como o conteúdo deve ser adaptado em cada um deles e no que a marca deve investir mais, entre outros tópicos.
Vale adotar o mantra: todo conteúdo de marca é, também, uma história.
Confira, também, o último artigo do Stella Blog sobre os investimentos em marketing de conteúdo.
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