O papel da comunicação interna em períodos de grandes mudanças organizacionais

O papel da comunicação interna em períodos de grandes mudanças organizacionais

Desde o resultado das eleições presidenciais, o Brasil está passando por uma fase de mudanças, encarando um governo com outra visão de mundo e novos objetivos. Esse tipo de situação gera insegurança e medo, já que há muita dúvida nesses momentos. É exatamente o que ocorre nas empresas em momentos de transformações organizacionais. De acordo com um artigo publicado na Harvard Business Review, tais eventos são frequentemente incertos, instáveis, estressantes e arriscados. Razão pela qual, muitos funcionários os encaram de forma negativa.

A solução é apostar em uma boa comunicação sobre a importância das mudanças para diminuir a resistência por parte do colaborador, pois assim ele compreenderá os movimentos da organização.

É importante que a comunicação seja feita regularmente, de forma transparente e clara, compartilhando todas as informações possíveis: o que está mudando, quando, como e por quê. Um método muito eficaz é relembrar aos funcionários a missão e a visão da empresa, mostrando como as mudanças de hoje ajudam a alcançar os objetivos organizacionais no futuro.

Para os líderes, no entanto, não basta apenas muni-los de informação. É preciso treiná-los para lidar com essa situação, para que eles se sintam confiantes e sirvam de modelo para a equipe. Além disso, solicitar feedback e reconhecer quem está abraçando o processo ajuda os funcionários a se apropriarem da mudança (confira mais dicas aqui).

Apesar dos desafios, transformações organizacionais são muitas vezes necessárias e recorrentes. E seus transtornos podem ser minimizados pela comunicação das organizações.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário