Comunicar o compliance de forma eficaz é essencial para a boa reputação

Comunicar o compliance de forma eficaz é essencial para a boa reputação

Para garantir uma boa reputação, a empresa precisa cumprir todas as normas e ter colaboradores alinhados com os valores organizacionais e com as leis do país, com a Anticorrupção (saiba mais aqui). Por isso, é importante que o compliance esteja alinhado com a comunicação interna, uma vez que ela dialoga diretamente com o público interno e pode ter um papel estratégico para estimular a conduta ética e as boas práticas dos colaboradores.

Em uma reportagem para a revista Comunicação Empresarial, da Aberje, o diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR, Francisco Bulhões, falou sobre a importância da comunicação interna para que o código de ética e os conceitos de governança e compliance sejam difundidos e vivenciados pelos colaboradores.

“Com textos curtos, objetivos e de fácil compreensão, trabalhamos com peças lúdicas e divertidas para abordar, de forma simples, algo complexo como é a ética dentro e fora das grandes corporações”, conta Bulhões. Portanto, é importante que a comunicação seja feita de forma criativa, explorando diversos formatos, como cartilhas, vídeos, palestras, campanhas, dinâmicas, entre outros.

Porém, para que ela seja efetiva e faça com que os conceitos de compliance estejam na memória do público interno, as ações devem ser constantes e rotineiras. Dessa forma, a ética estará mais presente nas atitudes dos colaboradores e a comunicação dentro da organização será reconhecida interna e externamente.

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