A busca pelo engajamento nas organizações é cada vez maior. Afinal, funcionários não engajados causam prejuízos para as organizações (conforme pesquisa realizada pela consultoria Towers Watson, abordada pelo Stella Blog aqui). Mas como saber qual é o nível de engajamento dos colaboradores? A resposta é simples: pesquisas!
Mas como abordar o tema nas enquetes? A consultoria global CEB – que adquiriu a Melcrum recentemente – publicou um artigo que estabelece nove perguntas essenciais para ajudar a medir o engajamento dos funcionários.
Com base nas respostas, é possível entender três pontos cruciais para o engajamento: entendimento e conexão entre os objetivos da empresa; comprometimento com os colegas de trabalho; e a capacidade de o funcionário entender corretamente sua empresa.
Para facilitar, reproduzimos as questões a seguir:
1 – Você entende os objetivos estratégicos da organização?
2 – Você sabe o que você deve fazer para ajudar a empresa a atingir suas metas e objetivos?
3 – Você consegue ver um vínculo entre o seu trabalho e as metas e objetivos da empresa?
4 – Você sente orgulho por ser um membro de sua equipe?
5 – Sua equipe o inspira para fazer o seu melhor trabalho?
6 – Sua equipe o ajuda a completar seu trabalho?
7 – Você tem as informações adequadas para tomar decisões corretas sobre seu trabalho?
8 – Você tem uma boa compreensão das estruturas e dos processos informais de sua organização?
9 – Quando algo inesperado surge em seu trabalho, você geralmente sabe a quem pedir ajuda?
Para quem tiver interesse, o artigo pode ser consultado na íntegra aqui.
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