Neurociência organizacional pode ser forte aliada da Comunicação Corporativa

Neurociência organizacional pode ser forte aliada da Comunicação Corporativa

A aplicação do conhecimento da Neurociência em Marketing tem se mostrado essencial para que a comunicação com consumidores seja mais assertiva. Trata-se do Neuromarketing, um campo interdisciplinar de estudo, cujo objetivo é entender os mecanismos e interações cerebrais no comportamento, principalmente das emoções relacionadas aos desejos, motivações, impulsos, etc. Outra área que também está despontando é a Neurociência Organizacional – compreensão de como o cérebro produz conhecimento, atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho.

Embora o Neuromarketing já esteja muito difundido, a Neurociência Organizacional vem ganhando maior atenção recentemente e principalmente fora do Brasil. Em um artigo publicado, o professor de Comportamento Organizacional da Eller College of Management da Universidade de Arizona, Russell Cropanzano, e seu então doutorando William Becker mostram como a neurociência pode ser aplicada em três tipos comuns de comportamento organizacional: procrastinação, influências sociais e resistência a mudanças.

Além de revelar os mecanismos cerebrais que atuam nesses comportamentos, os autores indicam como “vencer” padrões mentais para promover atitudes efetivas em uma organização (leia o artigo aqui). O fato é que a Comunicação Corporativa pode se beneficiar com os avanços da Neurociência, tanto quanto o marketing vem colhendo frutos surpreendentes em vários campos, entre os quais, na comunicação das marcas com os consumidores, criando mais engajamento por meio de mensagens certeiras.

Entender como os estímulos de comunicação podem ser melhores absorvidos por funcionários é fundamental para desenvolver, por exemplo, campanhas internas com mais força de assimilação. Aliás, compreender as evidências científicas sobre o funcionamento, reação e aprendizagem do cérebro é um grande diferencial. Enquanto a Neurociência Organizacional ainda caminha para sua maior difusão, vale se familiarizar com os avanços do Neuromarketing.

A Forebrain é precursora de pesquisas nessa área no Brasil e seu blog pode ser uma boa fonte para quem quer saber sobre Neurociência.

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