João Doria e o exemplo para a liderança das empresas

João Doria e o exemplo para a liderança das empresas

Após um mês de mandato, a gestão do prefeito de São Paulo, João Doria, foi avaliada como ótima ou boa por 48% dos paulistanos, de acordo com pesquisa telefônica realizada pelo Ipespe nos dias 30 e 31 de janeiro e divulgada pela Folha de S.Paulo.

Com tão pouco tempo de governo, o que motivou quase metade da população paulistana a avaliar positivamente os primeiros dias de gestão do prefeito Doria? O cuidado com a imagem, também conhecido como marketing pessoal, e a sua presença constante na mídia, passando a mensagem de um homem público incansável em busca da solução dos problemas da metrópole, é a principal razão pelo resultado positivo tão prematuro.

Vale ressaltar que o objetivo deste artigo não é entrar no mérito das medidas apresentadas pelo prefeito, mas, sim, enfocar no seu estilo de liderança alicerçado no marketing pessoal. Tal postura não é novidade entre políticos, mas, infelizmente, costuma ser esquecida por líderes nas empresas. O comportamento de João Doria, no que tange à comunicação, deve ser visto como exemplo para os gestores do mundo corporativo. A postura do prefeito – e seu resultado – sinaliza como é importante o líder estar sempre presente para ter visibilidade no time e, mais do que isso, ser respeitado.

Nenhuma medida implantada por um gestor que não está presente para seu público é capaz de trazer resultados satisfatórios. O sucesso de medidas implantadas em empresas depende, em grande parte, de como o gestor conduz sua equipe e exemplifica, por meio de atitudes, o que está pedindo. E, com certeza, ficar trancado em uma sala não é o melhor caminho.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook.

Deixe um comentário