Exclusivo: especialista fala sobre o avanço da Neurociência Organizacional no Brasil

Exclusivo: especialista fala sobre o avanço da Neurociência Organizacional no Brasil

Apesar do crescimento ainda tímido no Brasil, já existem empresas no país usufruindo dos benefícios da Neurociência Organizacional, área que estuda os processos cerebrais que estão por trás do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho. É o que revela a neurocientista Thaís Gameiro, mestre e doutora em Neurociência Comportamental.

Em entrevista exclusiva para o Stella Blog, ela conta que o aumento do interesse no tema é fruto de uma mudança constante nas relações de trabalho. “Isso está fazendo com que líderes e gestores necessitem de novas ferramentas e conhecimentos capazes de renovar sua capacidade em gerir e motivar pessoas, a fim de obter o melhor resultado para as organizações”, avalia Thaís, que é sócia da Forebrain, empresa brasileira pioneira em serviços de pesquisa em Neurociência do consumo.

Para Thaís, a utilização do conhecimento em Neurociência organizacional nas empresas está se tornando uma importante e assertiva ferramenta para ajudá-las a aprimorar suas estratégias de comunicação interna, liderança, produtividade, gestão de mudanças e cultura, entre outros aspectos.

Isso é possível, segundo a especialista, porque a Neurociência Organizacional busca desvendar aspectos básicos de nosso comportamento dentro do ambiente de trabalho, trazendo respostas às perguntas mais frequentes nas corporações: o que realmente motiva os funcionários? Como podem ser mais produtivos? Como lidar com a sobrecarga de informação e o estresse do dia a dia? Como líderes e gestores podem criar uma cultura saudável e produtiva para a empresa e seus colaboradores?

“Nesse contexto, o papel do especialista em Neurociência Organizacional é justamente tornar esse conhecimento acessível e aplicável à realidade das organizações”, afirma Thais. “Acredito que haverá uma maior disseminação da Neurociência Organizacional no mercado brasileiro, tornando esse conhecimento uma peça-chave para o sucesso das organizações. Contudo, para que isso ocorra de maneira bem-sucedida é importante identificar profissionais qualificados e com conhecimento sólido na área.”

No próximo post, a neurocientista Thaís Gameiro irá contar como a Neurociência Organizacional está sendo aplicada em empresas brasileiras e como pode se tornar uma poderosa ferramenta de apoio à Comunicação Interna.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook.

Deixe um comentário