A publicação oficial da nova versão da ISO 9001, neste mês, contém alterações nas normas técnicas de procedimentos que comprovem internacionalmente a qualidade de seus produtos e serviços. Entre elas, está a ênfase na comunicação interna e externa da empresa.
Se na versão anterior (2008), o foco estava em dar respostas adequadas aos clientes, agora a normatização destaca toda a cadeira que se relaciona com a empresa, os chamados stakeholders: fornecedores, investidores, comunidade e funcionários, entre outros.
O objetivo dessa mudança é estimular práticas de gestão mais modernas. Com a ISO (International Organization for Standardization), a empresa não apenas adquire um indicador importante e consistente da qualidade de seus produtos e serviços, como também se apoia em uma ferramenta que direciona para processos mais eficientes.
De quebra, a ISO 9001:2015 ajuda a aumentar a capacidade da corporação em satisfazer seus clientes, sejam eles internos ou externos. Não é à toa que as novas normas contemplam, de acordo com reportagem do jornal Valor (para assinantes), “maior participação das lideranças empresariais na disseminação de uma cultura de qualidade”. Essa revisão levou três anos para ser finalizada e envolveu especialistas de cerca de 95 países.
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