Marketing de conteúdo: fortificante para imagem e reputação das marcas

Marketing de conteúdo: fortificante para imagem e reputação das marcas

Pesquisa  divulgada neste ano pela WordPress, empresa de software para criação de sites, indica que 52% dos profissionais de marketing de conteúdo notaram um crescimento nos seus times. E não são só os times que estão crescendo: metade dos respondentes também afirmou que houve um acréscimo no orçamento da área. Isso mostra que as empresas estão, cada vez mais, valorizando a produção de conteúdo de qualidade.

Para as organizações, os principais objetivos desse investimento são o de criar consciência de marca (88%), educar a audiência (79%), construir credibilidade e confiança (78%) e gerar vendas (68%). O interessante desse resultado é que, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o foco do marketing de conteúdo está na venda. Por mais que vender seja muito importante para a sustentação do negócio, a construção e a manutenção de uma imagem e reputação organizacionais fortes também são essenciais. E, nesse ponto, a produção de conteúdo pode ajudar – e muito! –, gerando, a longo e médio prazo, conversão em vendas.

Blogs, artigos, posts em mídias sociais e newsletters são os canais mais comuns no marketing de conteúdo e, muito provavelmente, eles continuarão sendo. Mas, neste ano, com o aumento no orçamento da área, os profissionais devem expandir seu escopo de trabalho, apostando, principalmente, em vídeos. Isso não é uma grande surpresa, uma vez que esse formato é capaz de gerar um engajamento e uma visibilidade para a marca muito maior do que qualquer outro tipo de conteúdo, independentemente do segmento, do porte e do público-alvo da organização. Porém, ele também requer um investimento igualmente maior.

Além dos vídeos, os profissionais também pretendem investir em infográficos e conteúdos mais longos, como e-books e manuais. Isso significa que há uma confiança de que, se o conteúdo for de qualidade, sempre haverá uma parcela do público que irá consumi-lo, seja ele um vídeo de 30 segundos ou um material de 30 páginas. E esse pensamento não está errado! Um bom marketing de conteúdo é capaz de fidelizar clientes e consumidores.

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