O futuro do trabalho é, na verdade, o presente. Isso está ficando ainda mais claro com o retorno gradual das empresas ao presencial, uma vez que a volta ao normal não está tão normal assim. Trabalho híbrido, espaços colaborativos e flexibilidade são alguns dos termos que estão sendo muito mencionados no ambiente corporativo nos últimos meses, principalmente pela Comunicação, que tem o grande desafio de convencer os funcionários dos pontos positivos que a volta ao escritório pode proporcionar.
Uma reportagem recente da Forbes, que reuniu diversas pesquisas do mercado sobre o futuro do trabalho, mostrou que, depois desses dois anos de home office, as pessoas estão priorizando ainda mais o bem-estar, a família e a vida social, o que amplia a resistência contra os escritórios.
Além do salário, os funcionários consideram como “muito importantes” uma cultura positiva (46%), benefícios de saúde mental e bem-estar (42%), senso de propósito e significado (40%) e horários de trabalho flexíveis (38%). A Comunicação precisa se aproveitar disso e mostrar como o trabalho híbrido, modelo adotado pela maioria das empresas, atende esses quatro aspectos e, ao mesmo tempo, é conciliável com todas as prioridades individuais dos funcionários.
Também é interessante lembrar que o presencial facilita a construção de relacionamentos. Para as empresas, isso é importante pois, de acordo com pesquisas mencionadas pela Forbes, o capital social é um ponto crucial para o sucesso e os bons resultados da organização. Mas isso também é importante para os empregados, pois criar laços com colegas contribui para a saúde mental e para a satisfação no trabalho.
Resumidamente, é preciso responder, de forma positiva e transparente, a pergunta mais feita pelos funcionários: “Por que preciso ir ao escritório se posso trabalhar em casa?”. O propósito dos encontros presenciais deve estar claro e, para isso, o apoio da liderança é fundamental. A Comunicação precisa alertar os líderes sobre o papel deles no incentivo à conexão dos seus times. Eles precisam criar momentos para que os funcionários se conheçam, interajam e, consequentemente, construam um ambiente colaborativo.
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