Manuais para colaboradores reforçam o bom uso das redes sociais

Manuais para colaboradores reforçam o bom uso das redes sociais

Para que a empresa não saia com sua imagem arranhada, é fundamental que os colaboradores da organização recebam orientações de como se portar nas mídias sociais, por meio da produção e disseminação de manuais de etiqueta na rede. Afinal, causa um tremendo estrago à reputação da companhia uma critica pública vinda de um funcionário ou ainda um comentário sobre algo que deveria estar restrito ao ambiente profissional.

Portanto, mesmo que a empresa não acredite que as mídias sociais possam somar às suas estratégias comunicacionais – tema que já abordamos aqui  –, ela deve preparar sua equipe. Para isso, é interessante unir treinamentos a peças de comunicação (o manual é uma delas e, talvez, a mais importante, mas uma campanha de endomarketing também pode ser muito frutífera).

Na hora de criar as políticas para utilização das redes sociais, a empresa deve indicar quais são os comportamentos que espera de seus colaboradores nas referidas mídias. É muito importante, também, explicar o que são consideradas informações confidenciais e o que pode ser dito publicamente.

Um ótimo exemplo de como deve ser formatado um manual do tipo está na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – acesse o documento aqui. Ele é claro, simples e bastante elucidativo. Além disso, ele esclarece comportamentos esperados de seus colaboradores e aponta quais são as penalidades para quem não agir de acordo.

Na elaboração de um documento do tipo, é importante ajudar os colaboradores a entenderem o que a empresa espera de cada um deles. Afinal, o importante é que todos colaborem para melhorar a empresa.

PS: devido à Copa do Mundo, o Stella Blog vai fazer uma pausa. Voltaremos no dia 14 de julho. Até lá!

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