Por uma comunicação mais transparente e estratégica

Por uma comunicação mais transparente e estratégica

Por que as informações importantes da empresa figuram entre as manchetes da rádio-peão antes de chegarem aos canais oficiais? Trata-se de uma questão delicada e de resposta bem complexa, pois a raiz deste problema está na cultura das próprias organizações. Aprofundando-se um pouco mais no tema, chegamos a dois fatores preponderantes para fazer da rádio-peão muito mais forte e ágil do que os canais oficiais de comunicação.

O primeiro é a falta de transparência, que em plena era digital ainda permanece muito vivo nas empresas – assunto que tratamos neste artigo. Há uma trava cultural nas organizações que parece dificultar a divulgação de informações que, mesmo que não pareçam muito positivas, são essenciais para aumentar a confiança dos funcionários em relação à companhia.

O segundo fator – mas não menos importante – é a falta de estratégia na divulgação do que acontece ou do que está por acontecer dentro das empresas. Em muitos lugares, a comunicação sempre trabalha para “apagar incêndios”. Falta planejamento e reconhecimento, por parte de outros setores da organização, sobre a importância de se preparar para comunicar com todos os públicos interessados a ação que está sendo desenvolvida.

O que fazer, então? É preciso encarar o enorme desafio de modificar a cultura dentro das empresas – tarefa que precisa envolver todos os setores da organização. Enquanto a comunicação (e não falamos do setor, mas da ação de compartilhar informações) não ocupar o lugar que merece, as companhias continuarão sofrendo com os boatos, que afetam diretamente o moral da equipe e sua produtividade. Vamos, então, ​ficar ​mais atentos com a comunicação?

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook.

Deixe um comentário