Liderança abusiva afeta produtividade e causa prejuízo às empresas

Liderança abusiva afeta produtividade e causa prejuízo às empresas

Um estudo recente da Naveen Jindal School of Management, dos Estados Unidos, publicado no “Journal of Business Ethics”, examinou o impacto que uma liderança abusiva pode provocar no local de trabalho e como ela afeta o bem-estar, a saúde e o desempenho dos funcionários.

A pesquisa mostrou que o comportamento abusivo da liderança atinge mais de 13% dos trabalhadores dos EUA e provoca perda de produtividade e problemas de saúde nos colaboradores, que geram gastos de cerca US$ 23,8 bilhões anuais para as corporações.

Foi analisado ainda como os funcionários reagem a esses comportamentos hostis e, para os autores da pesquisa, aqueles que os presenciam tendem a reproduzi-los, contaminando toda a organização. Por isso, o estudo sugere que as empresas criem programas de desenvolvimento de liderança e prestem mais atenção aos comentários das pessoas.

Mas o que a comunicação tem a ver com isso? Tudo. Ela é muito importante, já que ajuda a estimular a organização a ouvir e a dar o feedback a todos os profissionais, além de promover a transparência das informações.

Além disso, é fundamental que as empresas realizem uma análise comportamental com o objetivo de elaborarem planos de comunicação mais assertivos, que alcancem todos os perfis de colaboradores. Afinal, entender as diversas representações e respeitar essas diferenças é a base para melhorar a convivência.

Leia aqui mais sobre o estudo “Research Explores Workers’ Response to Abusive Supervision”. O conteúdo está em inglês.

Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Deixe um comentário