Influenciadores organizacionais como estratégia de comunicação

Os influenciadores digitais já são muito relevantes para o marketing, uma vez que geram conteúdos de grande alcance nas redes sociais, inspirando de milhares de pessoas. Porém, essas personalidades não estão presentes somente no meio digital. Nas empresas, existem colaboradores que são capazes de influenciar o público interno e podem ser grandes aliados da comunicação.

Em 2019, a pesquisa Edelman Trust Barometer apontou que a maioria dos respondentes classifica como porta-vozes muito/extremamente confiáveis as “pessoas como você” (61%) e os empregados comuns (53%). Enquanto os CEOs foram classificados dessa forma em apenas 47% das respostas.

Portanto, os grandes influenciadores das empresas não são necessariamente da alta liderança. Na verdade, de acordo com um artigo da consultoria Mckinsey, o padrão quase nunca segue o organograma. Eles são, na maioria dos casos, líderes informais que outros colaboradores costumam procurar para pedir conselhos e sugestões sobre questões organizacionais.

Desse modo, eles têm uma grande influência sobre a opinião dos colaboradores e uma comunicação feita com o apoio deles se torna muito mais eficaz. Por isso, é importante que a comunicação interna mapeie quem são esses influenciadores organizacionais como estratégia para, por exemplo, comunicar mudanças necessárias e engajar o público interno.

Voltaremos ao tema no artigo da próxima semana. Nele, vamos falar um pouco mais sobre como mapear os influenciadores da empresa.

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