Como fazer um mapeamento de influenciadores organizacionais

Como fazer um mapeamento de influenciadores organizacionais

Os influenciadores organizacionais costumam ser pessoas que os outros colaboradores confiam (no último artigo do Stella Blog, falamos sobre a importância de tê-los como apoio a comunicação interna). Por isso, é preciso saber mapeá-los adequadamente.

Um artigo da McKinsey sugere a adaptação da técnica de “Amostragem Bola de Neve”, desenvolvida por sociólogos, para fazer esse mapeamento. A técnica consiste em solicitar aos colaboradores a indicação de três a cinco colegas, que também responderão a pesquisa, a partir de premissas como confiança e respeito. Pode-se perguntar, por exemplo, “Com quem você procura informações quando tem problemas no trabalho?” ou “Em quem você confia e respeita?”. Quando os nomes começarem a se repetir, é bem provável que a empresa tenha encontrado seus influenciadores.

Os resultados costumam revelar que os influenciadores não são os líderes formais da empresa, mas sim os colaboradores comuns. Porém, antes de selecionar os influenciadores citados na pesquisa, é preciso conversar sobre eles com o RH e os gerentes. Afinal, a relação deve ser de extrema confiança. Além disso, é interessante selecionar influenciadores com perfis diversificados, envolvê-los nos processos e incentivar a interação entre eles.

Com todas essas informações, as empresas podem contar com o apoio dos influenciadores na comunicação interna e na elaboração de processos organizacionais.

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