A presença das mulheres no mercado de trabalho

A presença das mulheres no mercado de trabalho

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, é importante refletir. A igualdade de gênero e a diversidade são assuntos que estão sendo cada vez mais discutidos, inclusive dentro das empresas, mas será que esse diálogo está desencadeando um progresso significativo na presença das mulheres no mercado de trabalho?

Uma pesquisa da McKinsey mostra que esse progresso tem sido lento, uma vez que em quatro anos o número de mulheres em cargos executivos aumentou apenas 5%, sendo que para cada 100 homens promovidos a gerentes, apenas 79 mulheres são alçadas ao mesmo cargo. Além disso, elas costumam enfrentar mais barreiras do que os homens no ambiente corporativo: 31% das mulheres precisaram dar mais provas de sua competência do que os outros colaboradores, enquanto isso só aconteceu com 16% dos homens.

Na área de comunicação, uma pesquisa da Aberje confirma esses dados. Entre os profissionais, a maioria (69%) é do gênero feminino. Porém, são os homens que ocupam a maior parte dos cargos de direção (55%).

É preciso tratar a diversidade – não só a de gênero – com a prioridade que ela merece, reconhecendo o retorno, inclusive financeiro, que pode trazer para a empresa. De acordo com estudo publicado recentemente por Harvard, os investidores estão focando em empresas com diversidade de gênero em suas diretorias. E como já foi publicado no Stella Blog, as companhias com maior diversidade têm 33% de probabilidade de obterem mais lucros.

Portanto, as empresas ainda precisam caminhar muito até construírem um ambiente que seja de fato inclusivo.

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