Home Office é um problema para a difusão da cultura organizacional?

Home Office é um problema para a difusão da cultura organizacional?

Assim que a humanidade superar a pandemia de covid-19, é bem provável que os trabalhadores que atuam em escritórios deverão ter parte de sua jornada profissional sendo realizada dentro de casa, em modelos integrais ou híbridos. 

Por isso, desde o início dos períodos de isolamento social, em março do ano passado, uma das principais preocupações dos profissionais de comunicação é a sustentação da cultura organizacional sem que todos os funcionários estejam nas dependências da empresa. Pesquisa recente, realizada pela consultoria Global Line com 145 multinacionais que atuam no Brasil, apontou que, mesmo que a maioria das pessoas esteja confortável com o home office, ainda há grande preocupação com a cultura, o engajamento e a comunicação.

Contudo, um ano após o início do período de isolamento social, está ficando cada vez mais claro que a cultura organizacional vem de dentro para fora. Portanto, se bem trabalhada, não importa onde o funcionário esteja, ela sempre estará presente. O home office, de forma alguma, irá decretar o fim das campanhas de comunicação – elas só deverão ser adaptadas.

Afinal, com ou sem pandemia, o digital já estava muito presente no dia a dia das empresas antes mesmo da chegada da doença ao Brasil, e a tendência sempre foi de aumento na utilização desses canais. A pandemia apenas acelerou a adoção dessas novas formas de se comunicar. Podcasts e gamificação, por exemplo, são ótimas formas de promover a interação e o engajamento da equipe na cultura da empresa. E é importante lembrar que, ainda que as pessoas estejam fadigadas de lives, o contato face a face com a alta liderança é essencial, pois são eles são os principais representantes da empresa, e a cultura organizacional deve estar presente em suas mensagens.

Também é preciso ter em mente que as necessidades do público interno podem estar mudando, uma vez que a realidade do home office é outra. A área de comunicação precisa estar atenta a isso, mantendo um diálogo aberto com os funcionários, a fim de saber quais são suas dores. Afinal, a cultura é construída por meio das pessoas. Ela é a soma dos comportamentos, preferências, valores e decisões que tornam a organização única, independentemente de estarem ou não dentro do escritório da companhia.

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