Era para ser uma notícia tradicional, para contar da participação recorde no evento promovido por uma empresa para o Dia das Crianças. Mas, algo chamou muita atenção: dois parágrafos contavam a história da filha de uma funcionária, que acompanhou a chegada da data fazendo contagem regressiva ao riscar adiantado os dias no calendário para o tempo passar mais rápido.
Esse é um exemplo de como é possível humanizar a comunicação interna, abrindo espaço para contar histórias dos funcionários. Profissionais da área sabem, contudo, como é uma batalha conseguir incluir, entre as muitas demandas por informação institucional, nos canais casos de storytelling – tema abordado no Stella Blog aqui e aqui.
No mundo corporativo, se deparar com histórias como a dessa garotinha do Dia das Crianças, pode transformar a comunicação com funcionários em um momento de prazer e relaxamento entre as notícias institucionais um tanto áridas. Serve ainda para aproximar as pessoas: quem resistiria em fazer um comentário com a funcionária sobre sua filhota?
Por isso, a comunicação interna tem de se esforçar para dar mais voz a esse tipo de participação dos funcionários nos canais institucionais. É preciso informar a todos da empresa, mas é necessário, também, mostrar a vida real de quem faz a corporação crescer.
Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.