Estratégias de comunicação para a tomada de decisões

Estratégias de comunicação para a tomada de decisões

Uma das tarefas frequentes da alta liderança é tomar decisões, sejam elas simples ou de grande impacto. Uma pesquisa da Mckinsey revelou que as organizações com decisões rápidas e de qualidade têm mais do que o dobro de crescimento e lucro. Porém, de acordo com artigos da mesma consultoria (leia aqui e aqui), os líderes muitas vezes estão distantes da rotina do trabalho, por isso é essencial a comunicação com outros colaboradores avaliar a melhor decisão a ser tomada.

Elaborar um comitê periódico com outras lideranças, como as gerências, e as pessoas mais influentes da empresa, a fim de debater sobre as questões organizacionais mais importantes, é uma ação que promove o diálogo com outros públicos. Para que o debate seja eficaz, a área de comunicação interna deve organizar e planejar os encontros, pré-estabelecendo quem serão os participantes e a periodicidade do evento, além de traçar quais temas serão trabalhados.

A análise de dados e a gestão de indicadores de satisfação dos colaboradores também é uma forma de levantar informações sobre o que o público interno espera da empresa. Por isso, o setor de comunicação interna pode elaborar pesquisas de opinião, expandindo o diálogo para ainda mais pessoas, e passar os resultados para a alta liderança ter insights que ajudem nas  decisões.

Além disso, empresas que possuem uma cultura que estimula o diálogo construtivo e a confiança têm mais probabilidades de fazer melhores decisões. A área de comunicação soma um papel importante no incentivo dessa cultura, promovendo ações que estimulem a dinâmica e a sinergia entre as equipes e inserindo esses valores na rotina da empresa.

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