Sua empresa escuta o que o funcionário está dizendo?

Com a proximidade do início de um novo ano, já começam a surgir no horizonte as famosas pesquisas de clima organizacional. Nela, os funcionários têm a chance de indicar, entre outros pontos, tudo o que incomoda no ambiente de trabalho: e muitos, de fato, colocam a boca no trombone.

Mas o que a empresa faz com essas informações? É aí que mora o perigo: muitas, simplesmente, ignoram grande parte do que foi apontado. O que, com certeza, vai prejudicar o engajamento e, lá na última linha, afetar os resultados da organização.

E a parte que está sendo endereçada? Como diria aquela manjada frase do imperador romano Júlio César, “À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”. Ou seja: é preciso comunicar que o time foi ouvido e que a empresa está agindo para sanar o que foi apontado. Afinal, de nada adianta lançar uma pesquisa de clima se as informações apuradas ficam na gaveta. 

Porém, infelizmente, essa prática é comum no mercado. A Gallup publicou recentemente um artigo revelando que apenas 25% dos funcionários acreditam que as empresas levam em conta suas opiniões. 

Se sua organização quer “ficar bem na fita”, é importante não apenas escutar, mas comunicar que escutou, que entendeu e que vai fazer alguma coisa. Como? Use todo o arsenal de canais de comunicação, ações de engajamento e, dependendo do assunto, campanhas de endomarketing para fazer valer o pensamento do ilustre cidadão romano. 

Isso vai ajudar no engajamento, no senso de pertencimento e, também, no resultado final da empresa. Bora comunicar? 

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