A fim de se tornarem mais competitivas e sustentáveis, muitas empresas vêm se atentando aos novos desafios e exigências do mercado, como a importância de trazer a diversidade para seu quadro de colaboradores.
Ao proporcionar oportunidades iguais a todos, incluindo grupos minoritários da sociedade, as companhias ganham pontos positivos com relação à sua imagem. Mas, os benefícios da inclusão podem ser ainda maiores, já que as organizações acabam contando com potenciais e talentos bastante variados, o que faz aumentar sua produtividade e, consequentemente, a competitividade. Além disso, atmosferas mais flexíveis e abertas às diferenças tendem a trazer maior satisfação aos colaboradores.
Nesse contexto, as áreas de Comunicação das organizações passaram a contar com o desafio de serem parceiras estratégicas em um ambiente de trabalho no qual a diversidade está presente – mas em primeiro lugar, é preciso que a cultura organizacional seja, de fato, inclusiva e que as políticas da empresa sejam condizentes com esses valores.
A partir disso, o papel da área de Comunicação é também promover a inclusão, de modo a adequar as mensagens a todos os públicos, sempre considerando as diferenças culturais, de crenças e ideologias. Esses profissionais são responsáveis também por adotar ações que facilitem a integração entre os colaboradores e estimulem comportamentos de respeito às diferenças e de cooperação entre os indivíduos.
E, acima de tudo, o profissional do setor de Comunicação deve também ser um bom ouvinte, para entender como pensa seu público-alvo. Com isso, as organizações só têm a ganhar, pois a diversidade, integrada a um bom trabalho de comunicação, transforma a visão das pessoas, o que é um importante passo para um ambiente mais justo, respeitoso e de pessoas engajadas.
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