Diversidade e Inclusão: do público interno ao externo

Programas de Diversidade e Inclusão são importantes pelos inúmeros benefícios que geram para as empresas, como um ambiente corporativo mais criativo e inovador, mas também pelo impacto positivo que eles podem gerar na sociedade. Por isso, esse assunto não deve ficar restrito apenas ao público interno. Também é preciso trabalhar a diversidade da porta da organização para fora, principalmente em um país como o Brasil que, por natureza, é diverso e ainda precisa de muita inclusão.

É importante abrir grupos de discussão e contribuir, aos poucos, para a mudança do mindset dos funcionários. Mas a empresa precisa representar essa diversidade. Incentivar a atração de talentos diversos, por exemplo, é algo que beneficia tanto a sociedade quanto a organização. Afinal, restringir talentos é perder oportunidades.

Por isso, a Diversidade e a Inclusão têm sido pautas cada vez mais fortes para profissionais de Comunicação e de Recursos Humanos. De acordo com a última edição do Trust Barometer, a diversidade e a representatividade da força de trabalho, junto com a comunicação constante com empregados, é o segundo atributo do empregador mais importante para os brasileiros, ganhando sete pontos em relação ao ano passado. O primeiro atributo, não surpreendentemente, é a segurança dos trabalhadores e clientes.

Está todo mundo falando sobre diversidade: especialistas, organizações, funcionários, consumidores… Então, não tem como ignorar essa pauta ou trabalhá-la pela metade. A Comunicação é um importante guia para o programa de Diversidade e Inclusão, mas ele deve envolver toda a empresa e todos os públicos, gerando vias múltiplas de conscientização.

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