Dê espaço para o funcionário participar da comunicação da empresa

Dê espaço para o funcionário participar da comunicação da empresa

No marketing, conteúdo gerado pelo usuário (user-generated content, UGC) é qualquer imagem, vídeo ou texto postado pelo próprio usuário de forma espontânea (saiba mais no artigo publicado pelo Mailchimp). Isso é estrategicamente aproveitado para divulgar os produtos e serviços da marca com autenticidade e transparência, sem custo nenhum. 

A comunicação corporativa pode aproveitar dessa estratégia, para ampliar o engajamento dos funcionários, fortalecer o senso de pertencimento e contribuir positivamente para a Marca Empregadora.

Por isso, nem toda campanha voltada para os funcionários precisa, necessariamente, estar limitada aos canais internos. É interessante sempre avaliar se há como incentivá-los a divulgar fotos e vídeos em suas redes sociais, como Instagram e LinkedIn, pois isso fará com que um público maior, incluindo potenciais futuros funcionários, conheça um pouco mais sobre como é trabalhar na organização. Dessa forma, a reputação organizacional e, consequentemente, a Marca Empregadora saem fortalecidas por meio de ações que, antes, estavam limitadas ao público interno.

Mas, para incentivar os funcionários a produzirem conteúdos sobre a empresa, é preciso avaliar se não há risco de vazar informações confidenciais. Se a resposta para isso for negativa, o próximo passo é traçar seu objetivo como organização, pensar em como o UGC pode ajudar a atingir essa meta e entender o que engaja os funcionários. Assim, será mais fácil elaborar ações que realmente farão com que eles queiram se envolver, garantindo uma maior assertividade da campanha.

Também é muito importante acompanhar essas postagens. Para facilitar esse processo, uma dica é criar hashtags e pedir para os funcionários usá-las nos conteúdos. O monitoramento é essencial para entender o que os públicos interno e externo estão falando da companhia, para acompanhar suas percepções ao longo do tempo e apoiar decisões estratégicas da organização.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no LinkedIn.

Deixe um comentário