Comunicação deve construir relacionamento com clientes internos

Comunicação deve construir relacionamento com clientes internos

Quando alguém compra um produto ou serviço, há certas expectativas em relação ao que está sendo comprado e, principalmente, ao atendimento. Para gerar satisfação, é preciso saber ouvir o cliente, entender o que ele precisa, tirar as possíveis dúvidas com clareza e ajudar na resolução do problema de forma ágil e efetiva. Assim, é possível garantir uma Experiência do Consumidor (também conhecida como Customer Experience) positiva.

Isso não é novidade, mas o que muitos ignoram é que as mesmas orientações também devem ser consideradas para a Experiência do Empregado (ou Employee Experience). Afinal, o cliente interno é tão importante quanto o externo. É muito importante que os profissionais de Comunicação tenham contato diário com as demais áreas da companhia para entender suas dores e suas necessidades e, a partir disso, sugerir formas de como a comunicação pode ajudar na solução delas.

Além disso, um artigo da Great Place to Work apontou outras semelhanças entre o Customer e o Employee Experience: em ambos, é preciso gerar identificação e engajamento, contar com bons talentos para guiar a experiência e garantir a satisfação do cliente, criar momentos positivos, alinhar o discurso à prática e ter valores fortes e bem definidos.

Manter um bom relacionamento com os clientes internos e contribuir para que eles tenham uma experiência positiva na companhia fará com que a Comunicação agregue valor para a organização como um todo e, consequentemente, que ela seja vista com bons olhos pelos tomadores de decisão. Mas, como a construção de um relacionamento gera tempo, esforço e uma alta demanda, também é possível contar com o apoio de uma agência para ajudar no contato com as áreas e na elaboração de estratégias. O importante é a comunicação estar presente!

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