Quando alguém compra um produto ou serviço, há certas expectativas em relação ao que está sendo comprado e, principalmente, ao atendimento. Para gerar satisfação, é preciso saber ouvir o cliente, entender o que ele precisa, tirar as possíveis dúvidas com clareza e ajudar na resolução do problema de forma ágil e efetiva. Assim, é possível garantir uma Experiência do Consumidor (também conhecida como Customer Experience) positiva.
Isso não é novidade, mas o que muitos ignoram é que as mesmas orientações também devem ser consideradas para a Experiência do Empregado (ou Employee Experience). Afinal, o cliente interno é tão importante quanto o externo. É muito importante que os profissionais de Comunicação tenham contato diário com as demais áreas da companhia para entender suas dores e suas necessidades e, a partir disso, sugerir formas de como a comunicação pode ajudar na solução delas.
Além disso, um artigo da Great Place to Work apontou outras semelhanças entre o Customer e o Employee Experience: em ambos, é preciso gerar identificação e engajamento, contar com bons talentos para guiar a experiência e garantir a satisfação do cliente, criar momentos positivos, alinhar o discurso à prática e ter valores fortes e bem definidos.
Manter um bom relacionamento com os clientes internos e contribuir para que eles tenham uma experiência positiva na companhia fará com que a Comunicação agregue valor para a organização como um todo e, consequentemente, que ela seja vista com bons olhos pelos tomadores de decisão. Mas, como a construção de um relacionamento gera tempo, esforço e uma alta demanda, também é possível contar com o apoio de uma agência para ajudar no contato com as áreas e na elaboração de estratégias. O importante é a comunicação estar presente!
Gostou deste artigo? Então, curta nossa página no LinkedIn.