Os dados têm poder e, quando aproveitados da melhor forma, se tornam aliados do storytelling na construção de narrativas impactantes para a audiência. Para usufruir bem de tudo isso, algumas regras contam muito, como buscar informações em fontes confiáveis e dar respostas para as demandas de seu público-alvo ou cliente. Tudo isso tem a ver com o universo do data driven, no qual os dados são peças fundamentais para construir narrativas.
De acordo com artigo da consultoria Devrix, quatro componentes devem estar presentes em uma boa história: originalidade, profundidade, oportunidade e confiabilidade.
No quesito originalidade, as informações devem vir de fontes confiáveis, diretamente da fonte original. Sobre profundidade, a indicação é responder às necessidades do público-alvo, enquanto, em relação à oportunidade, a dica é usar dados atuais.
Já na questão relacionada à confiabilidade, o artigo enfatiza a importância em contar com fontes relevantes, seguras e atuais. Como opções de fontes, a sugestão é buscar por artigos de universidades, estudos e relatórios de centros de pesquisas, entre outras opções. Além disso, o recomendado, também, é entrevistar especialistas, para enriquecer ainda mais seu conteúdo.
Tudo isso vale muito para quem deseja construir uma narrativa marcante. Por isso, é importante utilizar dados na estratégia de content marketing (ou marketing de conteúdo).
Relembre aqui um artigo já publicado no Stella Blog.
Confira ainda o conteúdo da Devrix na íntegra (está em inglês).
Gostou deste artigo? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.