Desde o início da operação Lava Jato em 2014, o Brasil vem mudando sua visão perante os negócios e a corrupção. É isso o que diz o artigo do diretor-executivo da ICC Brasil, Gabriel Petrus, na Exame. Ele ainda afirma que o combate à corrupção também é responsabilidade do setor privado e, por isso, a adoção de medidas de compliance nas empresas vêm aumentando constantemente.
A pesquisa “Integridade Corporativa no Brasil”, realizada pela Deloitte e pela International Chamber of Commerce – Brasil (ICC Brasil), apontou que, entre 2012 e 2014, apenas 24% das empresas aderiam a práticas de compliance e, entre 2015 e 2017, esse percentual chegou a 46%, sendo que a perspectiva para 2020 é alcançar 65%.
E qual é a melhor forma de prevenir esses casos de fraude ou irregularidades nas empresas? De acordo com a pesquisa, a resposta é simples: cultura organizacional (54%). Ela precisa enfatizar a responsabilidade corporativa e a honestidade empresarial, e os colaboradores devem ser encorajados a relatarem possíveis casos de irregularidades. Afinal, a pesquisa também apontou que 57% dos casos dos últimos anos foram descobertos por meio de denúncia interna.
Os valores organizacionais, o código de conduta, as principais políticas e os procedimentos precisam chegar, com clareza, aos colaboradores. Essa é uma das formas que a comunicação pode contribuir para o combate à corrupção: comunicar o compliance e incentivar as boas práticas e denúncias. E isso é um trabalho constante, já que a cultura deve estar presente no dia a dia da organização.
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