Comunicação precisa falar a língua dos negócios na hora de apresentar resultados

Comunicação precisa falar a língua dos negócios na hora de apresentar resultados

É essencial que os profissionais de comunicação tenham a confiança dos líderes organizacionais. Para isso, é preciso se munir de conhecimento com profundidade para conversar com os CEOs e outros executivos de igual para igual, falando a língua dos negócios. Ou seja, o comunicador não só precisa conhecer o mercado, como deve mostrar o valor de seu trabalho por meio da mensuração, uma vez que os líderes sempre priorizam os números.

O relatório “The Next Level”, da IC Kollectif, cita uma pesquisa que mostra o baixo envolvimento da equipe de comunicação interna nas reuniões sobre planejamento estratégico organizacional (35%), além de apontar que esses profissionais são vistos como pessoas de negócio em apenas 25% das organizações. Esses resultados traduzem uma falta de confiança nos profissionais de comunicação, que nos convida a refletir: será que estamos sabendo apresentar o trabalho de forma efetiva?

Atualmente, as empresas exigem cada vez mais que se comprovem resultados. O relatório cita que a análise de dados pode abrir um diálogo sobre a relevância da comunicação na organização, levando mais credibilidade à área e mostrando que seu trabalho traz melhoria contínua para a empresa.

Mas, como mensurar os resultados em comunicação? Trata-se de algo bem complicado. Porém, é possível adotar alguns caminhos. Vamos fazer um exercício? Imagine uma situação comum: determinada empresa decide realizar uma campanha de segurança do trabalho.

Embora seja uma ação feita em conjunto com outras áreas, é interessante comparar a relação entre o quanto foi gasto em todo o trabalho e o quanto a empresa investiu especificamente em comunicação. Com base em análises, é possível saber o quanto valerá o esforço da comunicação na redução dos acidentes, por exemplo. A depender de cada caso, é possível determinar uma porcentagem da economia gerada na empresa como parte do esforço de comunicação e, dessa forma, apontar o retorno do investimento feito pela área. Isso favoreceria o trabalho da comunicação.

No entanto, não existe uma receita de bolo para isso. Cada caso terá sua própria forma de ser mensurado. O objetivo deste artigo é refletir sobre o assunto.

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