Comunicação interna pode expandir resultados de projetos de sustentabilidade

Cada vez mais empresas investem em projetos de reponsabilidade socioambiental como estratégia de negócio. Iniciativas nesse campo podem trazer inúmeros benefícios, como os relacionados à imagem, mas também têm potencial para tornarem-se ferramentas de engajamento de colaboradores por meio de estratégias de comunicação interna eficientes. O tema foi alvo de um estudo da pesquisadora canadense Kathryn Alexis Doyle, em tese aprovada pela Royal Roads University, de Victoria, Canadá.

A pesquisadora analisou organizações canadenses sobre as melhores abordagens de comunicação para motivar colaboradores em projetos de sustentabilidade e quais os resultados esperados e observados. A percepção geral é que estimular equipes em programas de responsabilidade socioambiental contribui para o progresso da companhia, aumentando a satisfação dos profissionais com a própria atividade, mesmo que não diretamente relacionada à tarefa principal, adicionando significado e propósito dentro do local de trabalho.

A pesquisa concluiu que, apesar da visão positiva que as empresas têm sobre a importância da sustentabilidade para o engajamento de colaboradores, muitas organizações ainda pecam pela falta de objetividade no trabalho de comunicação. Isso acontece, geralmente, quando não são usadas as ferramentas adequadas para se comunicar com um público interno muito diverso. No entanto, nesses cenários, Doyle encontrou soluções eficientes, como investir menos na comunicação vertical e apostar na mensagem colaborativa, nas quais os funcionários podem expressar as próprias ideias por meio de ferramentas como intranet, aplicativos e redes sociais.

Para avaliar de forma contínua os resultados da estratégia de comunicação adotada, algumas empresas estabelecem indicadores qualitativos baseados em ações específicas do projeto de sustentabilidade e reduzem o peso dos dados quantitativos. A pesquisa conclui que a comunicação interna ineficaz pode ter resultados inversos ao esperado, diminuindo o interesse dos colaboradores e até comprometendo a imagem da iniciativa. A comunicação sobre ações de responsabilidade social deve funcionar como uma ponte para a troca de benefícios entre colaboradores e gestores e, assim, resultar em ganhos para a sociedade a qual a corporação pertence.

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