Aquela antiga delimitação de áreas, nas quais um muro imaginário as separavam, quase não existe mais. Se antes o trabalho era regido pela atuação individual – cada um focava na sua atividade –, agora a sinergia entre os times é vital. Integrar funcionários e departamentos tornou-se essencial para aumentar produtividade, alcançar metas e inovação. E a comunicação precisa se voltar a esse novo posicionamento.
Para fazer essa engrenagem funcionar com rapidez, a comunicação tem o papel de ajudar empregados a entenderem os processos da empresa. Apenas com uma visão global do negócio é possível deixar de olhar para o próprio umbigo e ampliar horizontes para constatar a veracidade da velha e boa frase: “A união faz a força”. Estimular a integração entre áreas faz crescer também atitudes solidárias ao compartilhar soluções que beneficiam equipes e empresa. E aí todos ganham.
Mas como a comunicação pode integrar as pessoas em torno de um objetivo comum? Um exemplo é produzir notícias (e outras peças de comunicação) que agreguem diferentes áreas, para mostrar como juntos conseguiram alcançar determinado resultado. Usar casos que ilustram a sinergia bem-sucedida sempre é a melhor forma de disseminar esse conceito. O trabalho da comunicação, porém, dever ser contínuo e, para ser mais efetivo, contar sempre com a parceria do líder da empresa.
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