Comunicação + falta de transparência = resultados ruins

Comunicação + falta de transparência = resultados ruins

Recentemente, a Accountemps – companhia do grupo Robert Half – fez uma pesquisa com cerca de 300 gestores de Recursos Humanos em empresas dos Estados Unidos e concluiu que 33% deles acreditam que a falta de transparência na comunicação é o item que mais afeta o moral dos empregados. Concomitantemente, 38% deles sugeriram que a comunicação como um todo é o melhor remédio para elevar o moral.

Como a própria Accountemps revela, moral baixo prejudica a qualidade do trabalho, já que os erros aumentam e os prazos são perdidos, entre outros pontos. Para solucionar essa questão, a consultoria indica alguns caminhos. Um deles, bastante citado por especialistas e pelo Stella Blog (aqui e aqui), é a tão aclamada transparência. “Quando a comunicação é escassa, fofoca e desinformação florescem”, afirma o texto da consultoria.

Trata-se daquela equação bastante conhecida: falta de transparência na comunicação = aumento da força da rádio-peão = redução nas taxas de engajamento = produtividade afetada. Trocando em miúdos: já passou da hora de as organizações serem mais honestas com seus colaboradores.

Em plena era digital, é inadmissível tentar tapar os problemas com uma peneira. Se a empresa busca engajamento para reverter notícias ruins, a pesquisa comprova o que sempre reforçamos por aqui: o primeiro remédio a ser tomado é a transparência.

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