Um dos gargalos da comunicação corporativa está na relação da empresa com suas equipes externas. Se entre os colaboradores que dão expediente diário em uma companhia já existem dificuldades de diálogo com a instituição, imagine então entre aquela parte que trabalha “full time” na rua.
O problema aqui não é a falta de conexão, uma vez que os trabalhadores que compõem a equipe externa contam com um arsenal “mobile” que permite a troca de informações rápidas entre colegas e líderes. A questão é mais complicada: como manter essa turma afinada às diretrizes da empresa, uma vez que eles mal colocam os pés nela?
Eis mais um desafio para quem cuida de comunicação corporativa – pensar em soluções que reforcem os laços com esse time externo, trazendo-o para “dentro da empresa” e, consequentemente, alcançando engajamento, para que os resultados sejam sempre melhores. Principalmente quando se trata de “vendas”, área responsável por trazer mais clientes à empresa.
Olhar para os colaboradores externos é essencial, embora muitas vezes eles fiquem à margem da corporação, justamente por não estarem presentes diariamente nos corredores, no cafezinho nem terem uma mesa na empresa. Eles podem não dar as caras, mas são peças fundamentais na engrenagem do negócio.
E aqui não existe receita de bolo: para encontrar o canal de comunicação adequado, o primeiro passo deve ser a elaboração de um levantamento sobre o perfil desse profissional.