O último post publicado no Stella Blog mostrou a queda alarmante de credibilidade dos CEOs, de acordo com dados da 17ª edição do Edelman Trust Barometer 2017. Para melhorar esses números, é fundamental estimular a comunicação da alta liderança com os funcionários de todos os níveis.
Esse tema está tão em destaque, que o artigo publicado na última edição da Harvard Business Review (leia aqui) observa como é importante “estourar a bolha” em que vive o CEO e que muitas vezes o protege verdades. Ao expô-lo mais ao cotidiano da empresa e se tornar mais acessível às pessoas, as tomadas de decisão se tornam mais claras e, portanto, mais assertivas – afinal, se o líder não conhece um problema, não tem como reagir de forma adequada a ele.
O autor do artigo, o diretor-geral do Centro de Liderança do MIT, Hal Gregersen, criou, com base em suas pesquisas, algumas perguntas – intimamente relacionadas à comunicação – que podem ajudar um CEO a descobrir se ele está isolado: “Quantas barreiras seus subordinados precisam ultrapassar para falar diretamente com você?” e “Quanto tempo durante uma semana típica de trabalho você passa fora do escritório ou da sede?”.
Com base no artigo da HBR e nos dados do Trust Barometer, é possível notar práticas comuns capazes de tornar o CEO mais confiável e, ao mesmo tempo, mais ativo em relação aos problemas que permeiam a rotina de uma empresa. Isso significa que abrir espaço para que a alta liderança dialogue com funcionários de todos os níveis é fundamental para o sucesso de uma organização.
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