Muito se fala sobre a cultura corporativa, mas pouco se sabe da real importância dela para uma organização. Os professores John Kotter e James Heskett mostraram, no livro “Corporate Culture and Performance”, que há uma forte ligação entre empresas com culturas robustas e bons resultados. E, provado que ela é muito importante para uma companhia, fica a pergunta: como a comunicação pode ajudar no desenvolvimento da cultura corporativa?
Antes de mais nada, é preciso responder outra pergunta: o que é, afinal, cultura corporativa? Resumidamente, ela pode ser considerada um conjunto de crenças e valores compartilhados por todos os membros da organização, diferenciando-a das demais. Como exemplo de empresas com forte cultura corporativa, pode-se citar o Google e a IBM.
A partir disso, o papel da comunicação fica mais claro. Ela, primeiramente, vai auxiliar a espalhar os valores e crenças pela organização. Ela deve facilitar a compreensão entre os funcionários dos pilares que sustentam a empresa.
Vale ressaltar que a cultura corporativa se fortalece ainda mais quando a comunicação é de mão dupla. Portanto, é essencial promover formas de comunicação entre os diversos níveis e, inclusive, incentivar a gerência média a falar e escutar os subordinados – afinal, desses diálogos podem surgir novas ideias.
Esses passos somados a ações de outros setores da empresa, como a área de Recursos Humanos, vão facilitar a integração de toda a organização sob valores e crenças comuns, reforçando a cultura corporativa da companhia.