Silos organizacionais são resultado da falta de comunicação e, consequentemente, de integração entre os diversos setores de uma empresa. Eles afetam significantemente a qualidade do trabalho da organização e também podem, de acordo com a consultoria Mckinsey, reduzir a performance econômica. Ainda assim, uma pesquisa da mesma consultoria apontou que 83% dos executivos afirmam que esses silos existem em suas companhias.
A estrutura de uma empresa, dividida em departamentos, garante que as equipes foquem em suas especialidades, porém, elas não devem ignorar o restante. Afinal, elas são parte de um todo. E, para que haja integração, as áreas precisam ser constantemente atualizadas sobre as novidades da empresa. É aí que entra o papel da comunicação interna para informar, apoiar e proporcionar transparência entre todos.
A comunicação é também fundamental para estimular colaboradores a interagirem. Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 64% dos executivos e 66% dos gerentes responderam que comunicação é a habilidade mais importante a ser desenvolvida em treinamentos. E essa competência, assim como outras soft skills, será exigida cada vez mais. Afinal, se comunicar, assim como gerenciar pessoas, é uma atividade que não pode ser realizada por robôs.
Quando a comunicação ajuda incentivar todos os níveis organizacionais e em todas as áreas da empresa, esses silos tendem a diminuir, e os melhores resultados começam a aparecer.
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